segunda-feira, 22 de abril de 2013

Surdez

À pouco tempo descobri que a minha filhota tem na sala uma coleguinha surda. Uma menina linda de morrer, com um ano e picos e que cedo lhe diagnosticaram a surdez total. Se não for rapidamente intervencionada, pode ficar surda para toda a vida. Caramba, tanta tecnologia e não se criam os meios necessários para estes casos não avançarem para lá do limite admissível.

Sem querer, tenho reparado mais nessa menina e acho que ela tem ausência de expressão facial, o que se compreende, porque ela deve fazer as coisas por imitação dos colegas. É uma menina com ausência de palavras porque nunca as ouviu. Se não tem palavras na memória também não fala, não transmite o pensamento. E será que tem pensamento?

Às vezes, ponho-me a pensar, como seria o meu mundo sem sons, sem palavras. Aquela criança nunca ouviu uma canção de embalar, nunca ouviu a voz da sua mãe, nunca ouviu uma gargalhada, nunca ouviu um choro. Não sabe dizer sim, nem não. Não sabe chamar papá, nem mamã. Eu sei que os surdos não ouvem, mas sentem as vibrações. Qual será a percepção do mundo por esta criança? Um mundo colorido e sem sons?

É mesmo muito estranho  imaginar o meu mundo sem sons pois neste momento estou a ouvir o som do teclado, o barulho do computador e o burburinho da noite. Gosto bastante deste quase silêncio!!! E ainda é mais estranho imaginar o meu mundo sem palavras, palavras essas que aqui deixo, para quem quiser ler...

Sem comentários:

Enviar um comentário