segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pobreza e Fome

Como já referi por aqui, a televisão mostra o que quer mas ver pessoas a passar fome e a falar com tanta convicção de que apesar da sua situação sabem que ainda há gente pior que eles, faz-me pensar. Quando alguém escreve que troca trabalho por alimentação! Bolas, acho que é preciso ter coragem para admitir tal facto ou então o desespero é tão grande que as pessoas procuram ou buscam as soluções mais inimaginárias. No fundo, perdem a vergonha, mas isto também é um grito de desespero, de sobrevivência, de clemência.

Onde é que está o direito à dignidade? O direito a viver condignamente? O direito a ser um ser humano? Estas pessoas não vivem, sobrevivem!!! Daquilo que já ouvi falar os meus Pais e Avós, parece que estamos a regredir cinquenta anos. É sem dúvida um retrocesso. Mas não teremos todos direitos iguais?

Sempre fui contra os diversos apoios sociais que o Estado forneceu e fornece por aí, nas mais diversas situações pois as pessoas acomodam-se e não vão à luta. Se têm aquele dinheirinho todos os meses, para quê ir trabalhar? Mais tarde... É claro que há situações e situações! Foi mais uma vicissitude que se foi criando ao longo dos anos. Mas ver pessoas a passar fome é duro e triste, muito triste...

Sem comentários:

Enviar um comentário