quarta-feira, 24 de abril de 2013

Gentes da Minha Terra

Eu não moro numa grande cidade, habito nos seus arredores. O ambiente por cá ainda é o de uma aldeola, em que as pessoas passam umas pelas outras e cumprimentam-se, dizem bom dia, conhecem-se umas outras, gostam de escabulhar a vida umas das outras e de dar o seu parecer, importam-se para o bem e para o mal com os acontecimentos dos outros mas também existem ainda gentes que batem à porta do vizinho só para oferecer um folar, uvas que trazem da terra ou convidam para tomar uma vinhinho bom que têm guardado na adega (por norma o melhor que por lá se encontra ou algo de fabrico caseiro). Isto sem pedirem nada em troca.

Mas as gentes que eu mais gosto, são os mais velhos, aqueles que têm já uma rica escolinha da vida, que sem quê nem para quê, me abordam na rua e começam a cavaquear uma enxurrada de conselhos sobre os mais diversos assuntos. Indirectamente, são coisas pelas quais já passaram e não querem ver os mais novos a repetir os erros. Depois rematam de uma forma mais peculiar ainda, do género: "Já falei de mais" , "São conselhos de um(a) tolo(a)", "Vai-te embora, que aqui não se aprende nada", "Não percas tempo a ouvir os velhos". Pessoalmente, admiro muito estas gentes e acho que temos muito aprender com eles! Um bem-haja à sabedoria da vida!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário