quinta-feira, 18 de abril de 2013

Alguém se lembra disto? #6

Aqui estou mais uma vez e espero continuar com esta rubrica durante um bom tempo. Hoje, o que vos trago aqui para recordar é um clássico das escolas portuguesas. Eu tenho, o meu marido tem, o meu irmão tem, alguns amigos têm...

Apresento-vos o tradicional  livro feito nas aulas de trabalhos manuais ( que actualmente se chama educação tecnológica), no sexto ano de escolaridade. Está impecável, como novo! Recordo-me que fui a primeira a fazê-lo e como me adiantei em relação aos meus colegas, contei com a ajuda preciosa do meu professor.

Descobri em conversa com alunos que este livro ainda se faz nas escolas portuguesas. Espectáculo! Será que a minha filha também vai ter um ou até lá acabam com a disciplina? Mudam o programa, pois está descontextualizado e põe os putos a fazer robots, máquinas formatadas e sem criatividade, porque o que me parece actualmente é que querem "criar" pessoas pouco inteligentes e que não tenham grande visão do futuro. É que assim reclamam menos... Desculpem, como professora, a  minha ironia acaba sempre por vir ao de cima. É que não posso com tanta porcaria que para aí andam a fazer? Voltando ao que interessa, apesar de ser algo antigo não deixa de ser interessante de se fazer, dá para ter uma ideia de como se faz um livro artesanalmente e é um belo recuerdo.

Meus caros, como estão os vossos livros feitos nestas aulas? Alguém os guardou? O que escreviam neles? No meu caso, a maioria das páginas está em branco, noutras copiei poesia, noutras fiz poesia, noutras escrevi e escreveram parvoíces da idade e noutras escrevi relatos e passagens da minha adolescência. Tenho pena de não ter escrito mais. Já me ri um bom bocado com isto!





Sem comentários:

Enviar um comentário